Publicidade

Publicidade
29/03/2009 - 11:32

Direto da Arquibancada: drama, pastel e ambulatório em Joinville

Compartilhe: Twitter

– O jogo é Joinville x Criciúma. Primeira rodada do quadrangular final do Campeonato Catarinense. O palco é a Arena Joinville, estádio público da cidade que é a casa do JEC.

– Além dos dois clubes, o quadrangular é disputado também pelo Avaí e pela Chapecoense, que empataram seu jogo de estreia. O primeiro é o unico catarinense na Primeira Divisão do Brasileirão 2009 e o Criciúma, rebaixado na Série B 2008, está garantido na Série C.

– O DRAMA é o seguinte: O Joinville disputa com a Chapecoense uma vaga na Série D. Ou seja, quem ficar atrás nesta briga particular dos dois, simplesmente não tem mais futebol em 2009. Acabou. Só o estadual de 2010.

– Uma cidade como Joinville, de meio milhão de habitantes, grande polo industrial brasileiro, responsável por grande parte do PIB de Santa Catarina, com um dos melhores ‘IDHs’ (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil sem time sequer na quarta divisão. Fica complicado.

– Ou seja: ser campeão é detalhe quase para o time, a torcida e os jogadores. Importante é ficar na frente da Chapecoense e ter emprego (e time) no segundo semestre.

– Por isso a torcida quase lotou a Arena Joinville, alçapão com capacidade para mais de 20 mil pagantes, no sábado a noite. 25 reais o ingresso na arquibancada descoberta adquirido na bilheteria uma hora antes do jogo. Com chuva leve e tudo.

– Torcida, aliás, com várias particularidades. Nunca vi num estádio tanta variedade de camisas de outros times. Flamengo domina, mas camisas do São Paulo, Vasco, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Grêmio e Inter estão por todos os lados nas arquibancadas. Convivendo com muita harmonia, claro. Na porta, tudo quanto é bandeira para vender, ‘até’ do JEC.

Na porta, tudo quanto é bandeira à venda, até do JEC

– Era até engraçado quando o sistema de som do estádio anunciava os gols da rodada. “Flamengo 4 x 0 Resende” era acompanhada de uma comemoração geral. Aí vinha “Vasco 5 x 3′ e ‘eeeeeeeeeeeeee’. ‘São Paulo 1 x 0 Palmeiras’ ‘eeeeeeeeee’ e assim por diante. Tinha torcedor de tudo quanto é time no estádio.

\'eeee\'

– Torcedor ‘JEC only’, daqueles com tatuagem do time, ficava atrás do gol do portão principal do estádio. Ali fica a torcida organizada União Tricolor, que gritou o jogo inteiro e, seguindo a cartilha do protesto para times em fase ruim, usa sua faixa de cabeça para baixo.

– A torcida do Tigre compareceu. Pequena, mas barulhenta. Criciuma, bem ao sul do estado, fica mais de 300 km de Joinville, que fica na divisa com o Paraná.

– Antes de começar o jogo, a famosa escalação dos jogadores feita pela torcida. O momento especial fica por conta da apresentação de Marcelo Silva, o Marcelinho, camisa 10 rodado. Nascido em Imbituba, ele já passou por Atlético-PR, Náutico, Vila Nova, Figueirense, Vitória e os próprios Criciúma e Joinville. É com ele que a torcida se identifica. E, como os jogadores ficam separados da torcida apenas por um fosso (veja na imagem o quanto o goleiro escuta), você vê no rosto de Marcelinho que ele também se identifica com o clube. Solta um grito forte ouvido por todos e pede raça ao time.

Torcida fica na orelha do goleiro

– O jogo começa muito pegado e brigado. Jogo bom de briga. Gosto deste tipo de jogo. O Criciúma fechadinho, com Basílio, o 7 capitão, como uma espécie de líbero atrás dos zagueiros e incomodando muito tanto na catimba como na excelência na marcação.

– Aos poucos, porém, o Criciúma vai mostrando que o contra-ataque pode ser matador. Foram umas duas chances no primeiro tempo. O time da casa pouco mostrou. Quase sempre as jogadas iluminadas saiam mesmo dos pés de Marcelinho, mas o time não conseguia finalizar.

– Confesso que não sei a quantas anda em todos os estados a proibição de venda de bebida alcoólica nos estádios. Sei que em SP, a medida foi definitivamente adotada. Mas no intervalo percebi que na Arena Joinville, a cerveja segue liberada. Eu não tenho nada contra, pelo contrário, mas preferi ficar no refrigerante com um pastel de carne: R$ 4,50.

– E o segundo tempo começa com contornos de drama. Aos 3 minutos, o Criciúma mostra boa qualidade nos passes e Zulu cruza na medida para Kempes, com visual Oséas (ou Luis Fabiano?) empurrar para o gol.

– Mal acontece o gol e o sistema de som avisa: ‘Atenção senhor Rubens, seu cunhado Carlos está no ambulatório do estádio’.

– Não foi só o Carlos que passou mal. No gol, Fábio Oliveira dividiu com Kempes e teve uma contusão. Saiu e entrou um garoto, Aldair, que a imprensa local fez elogios pela ousadia nos últimos jogos. Aldair usa a chuteira igual a do Alexandre Pato, amarela, e é um meia habilidoso, ciscador. Pisa na bola, tenta lances de efeito. Mas, nervoso, com a torcida sem paciência para pedaladas, não conseguia acertar. De qualquer forma, nascido em 1991, o garoto ainda tem chão pela frente.

– Aí vem a menina do ótimo sistema de som do estádio de novo: ‘Atenção senhor David, seu cunhado Henrique está passando mal no ambulatório do estádio’.

– Um torcedor que não tinha falado nada até então, vira para mim e diz: ‘não basta ter que trazer o cunhado para o estádio, você ainda tem que cuidar do cara. Se cunhado fosse bom, não começava com…’ Lembrei do meu pastel. Mas aparentemente tudo bem.

– A torcida alterna momentos de descontrole e xingamentos com acreditar. Pressão total. Alaçapão funciona e… pênalti aos 46 minutos do segundo tempo. Confesso que estava do outro lado e não faço ideia se foi ou não. Mas Lima, o centroavante do JEC, cobrou com paradinha e tirou do goleiro Márcio Angonese.

– 1 x 1. Torcida apreensiva, mas aliviada. Sabor de vitória. O quadrangular final do catarinense vai ter jogos de todos contra todos em turno e returno. Avaí e Criciúma têm um ponto a mais pela campanha na primeira fase.

– E a caravana do ‘Direto da Arquibancada’ segue rumo a Porto Alegre.

Autor: - Categoria(s): Direto da Arquibancada, Futebol Brasileiro Tags: , ,

Ver todas as notas

108 comentários para “Direto da Arquibancada: drama, pastel e ambulatório em Joinville”

  1. louis vuitton sale…

    louis vuitton sale…

  2. Wow I’ve typically the Your antique watches, Schokofarbene as well as Im going for a new Yellow metal.Each is certain! I see numerous reviews stating that they’ll be worn out that includes sequined items–PLEASE DO NOT Affect These types Simply by Returning You Proper into a DISCO BALL–The rusty hearts power leveling standalone and they are an ideal mantra piece. Reduced one is the most. Try to remember that includes hip objects you shouldn’t ton every little thing directly on. You will probably complete a entertaining visual appeal and also that laughable. My wife and i carry this dark colored units having red leggings in conjunction with a dark-colored turtle cervical spine and furthermore my own Chanel sunlight to obtain a elegant start looking. Here are these sites are ready magnificent by themselves also include that further passion to any fancy dress. An effective way Him or her! I cannot put off consist of their silver collectibles to successfully the best accumulation

  3. I truly appreciate this blog article.Much thanks again. Great. http://goviagraonline.com/

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo