Publicidade

Publicidade
18/03/2009 - 11:45

Sobre Neymar

Compartilhe: Twitter

Estou ensaiando há uma semana de escrever sobre o Neymar.

Aí eu abro a coluna do Tostão hoje e leio as palavras da salvação logo nos dois primeiros parágrafos:

Comentarista esportivo não deveria ser ansioso, apressado, chamar uma promessa de craque, ser amigo de atletas, técnicos e dirigentes, entrar para a turma do oba-oba nem ser um refém da indústria do entretenimento, que quase só pensa em promover o espetáculo, aumentar a audiência e vender mais anúncios.

Por outro lado, comentarista não deveria, em situações especiais, ter medo de se encantar por um jogador no início da carreira. Domingo foi um dia especial. Vi a primeira partida de Neymar, 17 anos, como titular do Santos. Fiquei empolgado, como fiquei quando vi pela primeira vez Zico, Ronaldo, Ronaldinho, Romário e outros.

Esse segundo parágrafo me encanta. Os chatos do futebol querem acabar com a emoção de ver um craque surgindo. Querem saber só de encher a paciência pela cor da chuteira dele, pelo contrato, pelo empresário, ou porque não deu entrevista a este ou aquele veículo.

Perde-se a essência. A essência do garoto surgindo, venha ele ser um craque ou não e isso pouco importa.

Ainda fico atordoado quando lembro da tarde de domingo em que fui ao parque Antarctica ver a estreia do tal Alexandre Pato. Não sei o que será do Pato (ainda que ele esteja indo muito, mas muito bem) mas aqueles 45 minutos iniciais jamais sairão da minha memória.

Mas não precisa dizer mais nada. Não leia aqui… vá logo ler por lá na coluna do Tostão.

Autor: - Categoria(s): Futebol Brasileiro Tags: ,

Ver todas as notas

11 comentários para “Sobre Neymar”

  1. woiski disse:

    excelente. como diria Carlotz, curiosei.

  2. Antônio disse:

    Desde que continue leve, será um craque. Espero que ele não ganhe muita massa muscular, pois que parece que isto foi o motivo do início da fase de instabilidade dos nossos grandes craques, vide exemplo do Ronaldinho Gaúcho.
    No entanto, o menino começou muitíssimo bem.

  3. LUCIA TONIETTI disse:

    Puxa Paulinho, como pode vc ir ao pacaembu, assistir uma partida de futebol e nenhum comentario fazer sobre o Giovanni, vc que diz sentir honrado em poder ter tido a chance de ver outros craques jogar e nem sequer mencionar ele. Neymar é bom, claro. mas…Giovanni merecia um pouco mais de respeito e pelo menos uma linha sobre sua despedida contra o santos.
    Realmente me surpreendeu muito.
    Beijos mil…

  4. PAULO WINNING disse:

    o Neymar vai ser um grande jogador igual ao Edilson Capetinha,que foi melhor que o Nilnar que é igual ao Pato ,que esta jogando mais que o Robinho.

  5. Neymar é craque,não se discute,pode ser gênio como Tostão ou Sócrates, não será extra-terrestre como Pelé…. nem precisa.Pra gênio tem que ter boa
    orientação , e parece que tem,e conviver com jogadores de alto nível..dá para
    chegar com o tempo.será melhor que Robinho sem dúvida..
    Joga nas duas pontas,cai com facilidade pelos dois lados,ve o jogo..,é rápido de raciocínio,muito hábil,tem coragem,temperamento bom” vide o empurrão que recebeu por ter dado o drible”..não revidou..saiu tranquilo..SFC celeiro de talentos: Coutinho chegou com 15 anos era profissional,e.. e…e…e… tantos que fica para próximo comentário..

  6. LUCIA TONIETTI disse:

    Amo o Gigi de paixão, tenho por ele uma idolatria descomunal, recconheço. Saí de Goiania em um onibus a noite e cheguei a Sampa pela manhã só pra vê-lo, pois sentia que este seria a primeira e ultima vez que poderia vê-lo em campo. fui sozinha e tentei de todas as formas chegar perto dele e tirar uma foto. Não consegui. Entristeci e mesmo com os olhos lagrimados voltei a rodoviaria, pois ja as 23 hs eu voltava ao meu Estado.

    ET: estou proxima dos 60 anos, porém lúcida, rsrsrsr

  7. Juh disse:

    Ola pessoal! Nem todos sabem, mas dia 19 de julho comemora-se o “Dia Nacional do Futebol”, pesquisando sobre este assunto encontrei um site de recordes brasileiros que esta homenageando jogadores recordistas do futebol brasileiro, eu estou acompanhando diariamente todos os dias tem coisas novas sobre o futebol.

    http://www.rankbrasil.com.br/

  8. LAHIS disse:

    EU SO SUA MAIOR FÁ
    VC É MUITO LINDO
    MEU MAIOR SONHO É TER CONHECER
    TE ADRO DE MAIS
    QUE SABE UM DIA A GENTE PODE FAZER UM JOGINHO PARTICULAR NE KKKKKKKK

  9. LAHIS disse:

    te amooo MUITOOOOOOOOO
    NEYMAR BJUSSSS

  10. Anônimo disse:

    Garoto maais LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINDO de tooda história do fultebool.
    Te AAAAAAAAAO meu Ney (L)

  11. Rayane Maria disse:

    Garoto maais LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINDO de tooda história do fultebool.
    Te AAAAAAAAAO meu Ney (L)

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo